Psiclogia Infantil e a Vida

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Psicologia Infantil e a Vida é um blog criado para abordar questões de psicologia infantil e temas emergentes que os pais, crianças e as escolas enfrentam nos dias atuais.
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terça-feira, 3 de julho de 2012

A FUNÇÃO REGULADORA DO ELOGIO E SEUS BENEFÍCIOS


                                                                            ELOGIE -AME- PROTEJA
    DIGA PALAVRAS FORTALECEDORAS E ENCORAJADORAS ESTIMULE SENTIMENTOS DE AUTO-VALOR EM SEU FILHO.

Como elogiar e por que  elogiar nossos pequenos...

É Necessário, orientar e fortalecer a personalidade de nossos amados herdeiros, através da educação dos sentimentos e da construção de uma moral enrriquecida de valores e virtudes.
Elogiar com consistência e sinceridade as atitudes e comportamentos adequados de nossas crianças, de forma estimular-lhes a cultivarem pureza de intenção é uma ferramenta poderosa.Sendo assim, eles desenvolvem comportamentos saudáveis aprendendo relacionar consigo e com os outros. 
Os benefícios são sentimentos de adequação, segurança emocional, força de caráter, auto-valor, auto-respeito, auto-confiança e auto-estima elevada. Nossos filhos precisam aprender além dos conteúdos escolares: valores, princípios e ética. Precisam aprender a respeitar as diferenças, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir com solidariedade e respeito ao outro. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela amiguinha novata… você é solidária”. ´´Meu amor que bom que você gosta de cuidar de sua colega que usa cadeira de rodas é sempre bom receber carinho não acha?´´.´´ Sinto orgulho de ter um filho como você´´. ´´Que bom querida que você compreendeu que agora não posso te dar atenção, assim que terminar esta tarefa brincarei com você´´. 
Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam ocomportamento positivo da criança que tenderá a repetí-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.
 Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é bonito e inteligente”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. ´´Você tirou a melhor nota da sala parabéns!´´
Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. 

 Então, numerosos livros e artigos, estimulam pais e professores a recorrer generosamente aos elogios e muitas experiências mostram que eles são bem melhores que os castigos, como eficientes condicionadores de comportamentos. É claro as crianças querem reflexos positivos e farão qualquer coisa para conseguir nossa aprovação. No entanto, há uma sutil diferença, mas importante entre rótulos positivos (´´bom ´´ou´´comportado´´) aplicados a pessoa de uma criança e a aprovação dirigida aos atos.     

 Para acreditar em si mesma a criança não deve ter que questionar o seu valor como pessoa.Essa distinção não fica clara para criança quando lhe dizem que ela boa por que gostaram do que ela fez. A criança paga um preço psicológico muito caro para se conviver com os julgamentos, ela aprende a considerar seu comportamento como sinônimo de pessoa. 

 Para exemplificar pensemos que o sol é o núcleo interior da criança e os raios do sol pode ser comparado aos seus comportamentos. Os raios vem do sol então esse raciocínio´´ bom comportamento´´= ´´boa pessoa´´ e´´ mau comportamento´´ ´´má pessoa´´. Logo esse raciocínio, não separa a criança de seus atos.

  • O auto-resepeito da criança varia constantemente, a menos que ela consiga andar na corda bamba de um desempenho elevado. Nehuma criança comporta-se sempre de maneira aceitável pois todas estão em desenvolvimento. Quando as palavras dos adultos e atitudes igualam os comportamentos da criança com a sua pessoa isso faz com que ela viva se sentindo um iô iô. Assim seu valor pessoal sobe e desce de acordo com seu comportamento.

  • Mesmo que você não acredite que seu filho é aquilo que ele faz pode levá-lo a pensar isso, minando sua auto- estima e seu valor pessoal.

JULGAMENTOS E PALAVRAS ROTULADORAS: Palavras rotuladoras- adjetivos e substantivos que descrevem uma pessoa- são as que causam problemas tais como: ´´ preguiçoso´´ ,´´ bagunceiro´´, ´´bom´´, ´´mau´´, ´´levado´´, ´´bonzinho´´ têm pela sua natureza o caráter de julgamento. Em geral o uso de você seguido de um substantivo ou adjetivo que descreve ou classifica a criança, representa um julgamento. Ex: ´´Seu palerma você não sabe fazer outra coisa a não ser brincar na rua?´´.

EVITE A ARMADILHA DO JULGAMENTO: Deixar de julgar é muito difícil pois quase todos nós passamos a vida inteira sendo julgados. E raramente questionamos este modo de pensar. Você pode acabar com esse hábito adquirindo consciência de que está julgando. Para fugir do carrosel do julgamento anote algumas frases que você usa a seu próprio respeito e a respeito de seus filhos - as frases com ´´você´´, seguidas de palavras descritivas. Em seguida, reescreva as frases como uma manifestação de seus sentimentos interiores. Veja como pode subistituir as palavras.

A vigilância e a prática podem transfromar você!

 Reflita sobre isto:

Enfim você pode estar pensando mas meu filho será julgado e rotulado por outras pessoas, amigos, professores.Sim será rotulado de um jeito ou de outro no mundo exterior. No entanto a ausência de julgamentos dos pais e cuidadores diários ajuda a criança a transformar rótulos de outras pessoas, onde provavelmente terá mais condições de ignorar esses rótulos, consequentemente menos ferida em seu eu. Sua auto-imagem fortalecida e sendo poupada de golpes desnecessários.Definitivamente nossos filhos não são os seus comportamentos!

A CRIANÇA SAUDÁVEL SE VÊ A PARTE DE SEUS ATOS.

 

O Sentimento de valor pessoal, independente do seu Comportamento é essencial para uma auto-estima elevada.

  A maneira como falamos com as crianças afeta a possibilidade de estas estabelecerem distinção vital entre o comportamento e eu. Elas necessitam se sentirem valorizadas, preciosas e especiais, só assim gostaram do que são.

Amar não é algo necessáriamente que você transmita da boca para fora.

É o sentimento que você têm para com sua criança demonstrando que a quer. E apesar das irritações intermitentes, você continua vendo suas qualidades e estimulando-as.

Este é o nosso papel enquanto pais!

Abraços! Até o próximo tema!

Fernanda
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Psicóloga e Educadora Infantil.